quarta-feira, 22 de julho de 2009

Férias

Férias era o que estava esperando ter semana passada quando sai da cidade onde moro rumo á uma pequena vila 2 horas de carro , junto com uma amiga para descansar um pouco...
Sim descansamos.. mas com certeza os planos divinos eram outros...
Depois de passar uma tarde gostosa relaxando na pacata cidade.. que só tem uma pequena praça central , uma só escola que cobre desde o primario até ao colegial, com algumas pequenas vendas e muito muçulmano...Fomos jantar em um dos pequenos restaurantes da praça e comer o típico churrasco muçulmano...Bom e agora?
Que tal uma volta na praça? Porque não?
Depois de alguns minutos começamos a nos sentir com peixinhos em um aquário.. observadas por metade da população que também estava ali curtindo a brisa da noite... notamos que pequenos olhinhos nos seguiam , e pouco a pouco um grupo de crianças foi se aproximando ...meia hora depois estava rodeada de pequenos... e claro: tia tia você pode ensinar inglês para agente??
Bom nem preciso falar que no dia seguinda lá estava eu na praça com cadernos , canetas e um grupo de crianças sentadas ao meu rodor querendo aprender inglês.
Férias? pra que?
A melhor recompensa de um professor é ver o sorriso no rosto de uma criança feliz ao aprender algo novo.
No fim da semana já havia conquistado as mães dos pequenos e saimos da cidade com um par de amigas novas...
Agora nem precisa falar que eu não vejo a hora de tirar férias lá denovo né?!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pequena Flor

Muitas vezes por traz de sorrisos simpaticos se escondem historias quem não se pode contar a qualquer um....


Como prometi vamos falar das pessoas deste novo lugar...Fazer amizades por aqui por enquanto tem se mostrado uma tarefa fácil e prazerosa. A garota da foto ao lado é uma amiga de uma amiga, que por tabela esta semana se tornou minha também.



Você quer tentar adivinhar sua idade? Faça as contas ..Ela se casou com 18, a bebezinha em seu colo tem 6 meses, é sua primeira filha , e por aqui ninguem acredita em controle de natalidade.


Esta linda moça Salar( etnia minoritaria mulçumana chinesa) tem apenas 21 anos, e sua história é exatamente igual à todas as outras moças desta etnia. Sua mãe e avó nunca foram a escola, já suas irmãs assim como ela tiveram a oportunidade de estudar até o colegial , mas assim que completaram 18 seus casamentos já estavam arranjados e seu destino definido por sua família.


Nunca vi um olhar tão triste como o de quando esta pequena flor chinesa me contava sua historia de vida, e falava de sua vida de casada. Suas responsabilidades de esposa mas parecem a de uma empregada que tem tarefas a cumprir. Seu marido não espera mais nada do que seu respeito as tradiçoes e regras que sua religião e costumes lhe empõem.


Na ultima semana , junto com algumas amigas passei alguns dias com esta pequena flor e sua família. Foi uma grande oportunidade de aprender e a maior recompensa será a recordação de no final desta visita, poder ouvir uma risada gostosa, aberta, e sem medo de nossa nova amiga..




terça-feira, 28 de abril de 2009



Casa Nova!


Tudo é tão diferente nesta nova cidade que seria muito dificil explicar ...mas deixe-me tentar..


Por 4 anos morando na 3a maior cidade da China, havia me acostumado a não mais ver o céu azul em um dia de primavera.Como assim? A poluição é uns dos maiores problemas por aqui, e Tianjin tem a fama de ser uma das mais poluidas do mundo.


Mas aqui no oeste a coisa é diferente. Como o "progresso" e suas consequencias ainda não atacou este remoto canto da China, todas as manhas sou acordada pelo sol que entra por minha janela.


As montanhas que cercam a cidade apontam sempre para o criador e mesmo em um dia de neblina a beleza da natureza ao meu redor me faz bendizer Aquele que me escolheu para estar aqui.


Realmente esta terra que há muito tinha me sido prometida é uma terra que mana leite e mel.


O que mais me alegra quando abro minha janela pela manhã é ver que as pessoas ao meu redor também apreciam esta exuberância, e quase que religiosamente saem as praças para suas caminhadas e esportes matinais...


A vida aqui tem mesmo um ritmo de interior... ninguem tem pressa de ir a lugar nenhum, e também quem teria morando num lugar tão rico em belezas como este???


CONTINUA....( próximo blog " a beleza das pessoas")

domingo, 15 de março de 2009



De volta para "Casa"
Estar de volta na China me faz entender quão distantes nossos mundos são. Deixar o Brasil na ultima terça feira dia 10 não foi e nunca será facil. Deixar família e amigos para traz nunca será menos complicado ou menos doloroso. Claro que com o tempo agente aprende maneiras de amenizar a distancia e a dor da saudade , mas elas sempre existirão.


Depois de 34 horas de viajem entre onibus , aeroportos e salas de esperas, chegar ao seu destino sempre é uma recompensa, ainda mais quando se chega com folego novo , força renovada , novos horizontes e perspectivas.


Hoje rever os amigos no Brasil tem o mesmo gosto de rever os amigos daqui, e isto é algo realmente Divino. Saber que sou parte desta grande familia espalhada na face da terra, e que ela não esta presa as barreiras de fronteiras de países e línguas é a razão que me dá forças para continuar caminhando em direção aos sonhos do Pai para mim.


Então CASA para mim hoje tomou um novo sentido, Casa hoje ja não é um lugar especifico mas o coração daqueles que amo e que se encontram aqui e acolá ..... e o melhor de tudo é poder se sentir em casa onde quer que estiver.


Assim as distancias ficam menores e as diferenças poucas, pois o amor de vocês torna tudo mais facíl.

Obrigada por um tempo de descanso tao cheio de AMOR.... foi bom estar com vocês.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Paula na China


..."Quando Deus escolhe alguem Ele mesmo faz tudo aquilo que sonhou para nós..."

Há quatro anos me mudei para China para viver os sonhos de Deus para minha vida. Nestes anos aprendi muito e vivi muito, as vezes penso que vive em quatro anos tudo que não havia vivido em 10 anos de minha vida.

Cheguei na China com 29 anos e me sentia velha, hoje quatro anos depois me sinto revigorada, cheia de sonhos e pronta para viver cada dia os sonhos de Deus para mim.

Em quatro anos aprendi reconhecer meus limites, superar meus medos e confiar em Deus em cada segundo de minha vida.
Espero que este blog possa te inspirar em sua caminhada e que tudo que compartilhar aqui sirva para te encher desta mesma alegria de SERVIR a Deus.