quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pequena Flor

Muitas vezes por traz de sorrisos simpaticos se escondem historias quem não se pode contar a qualquer um....


Como prometi vamos falar das pessoas deste novo lugar...Fazer amizades por aqui por enquanto tem se mostrado uma tarefa fácil e prazerosa. A garota da foto ao lado é uma amiga de uma amiga, que por tabela esta semana se tornou minha também.



Você quer tentar adivinhar sua idade? Faça as contas ..Ela se casou com 18, a bebezinha em seu colo tem 6 meses, é sua primeira filha , e por aqui ninguem acredita em controle de natalidade.


Esta linda moça Salar( etnia minoritaria mulçumana chinesa) tem apenas 21 anos, e sua história é exatamente igual à todas as outras moças desta etnia. Sua mãe e avó nunca foram a escola, já suas irmãs assim como ela tiveram a oportunidade de estudar até o colegial , mas assim que completaram 18 seus casamentos já estavam arranjados e seu destino definido por sua família.


Nunca vi um olhar tão triste como o de quando esta pequena flor chinesa me contava sua historia de vida, e falava de sua vida de casada. Suas responsabilidades de esposa mas parecem a de uma empregada que tem tarefas a cumprir. Seu marido não espera mais nada do que seu respeito as tradiçoes e regras que sua religião e costumes lhe empõem.


Na ultima semana , junto com algumas amigas passei alguns dias com esta pequena flor e sua família. Foi uma grande oportunidade de aprender e a maior recompensa será a recordação de no final desta visita, poder ouvir uma risada gostosa, aberta, e sem medo de nossa nova amiga..